quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Brasil, redescobrindo sua história para caminhar no futuro

O Brasil sempre foi um país em busca da democracia, isso é um fato que ocorre desde os primórdios do Brasil colônia de Portugal, como quando o português Dom Pedro I gritou as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou morte!”. Nos anos seguintes, o país livre de Portugal, mas preso a uma monarquia não democrática, o povo volta as ruas em 15 de novembro de 1889, dessa vez representado pelo Marechal Deodoro da Fonseca que cria então os Estados Unidos do Brasil.

O tempo sempre passando, a então república formada em 1889, conhecida como Café com Leite pois os presidentes eleitos eram em sua quase totalidade dos estados de São Paulo e Minas Gerais, cai diante da ditadura de Getúlio Vargas, que dura 15 anos, de 1930 a 1945. Mesmo não sendo uma forma democrática de governo, o povo tem avanços nesse período, como a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas, e o voto feminino, sendo que até então só homens votavam.

Getúlio cai, vem Eurico Gaspar Dutra em 1945. Em 1950, Getúlio volta, dessa vez democraticamente, mas se mata em 1954. Vem Juscelino Kubitschek em 1956, constrói Brasília. Vem Jânio Quadros em 1960, fica 7 meses no cargo e renuncia. Toma posse o vice-presidente João Goulart, que ao tentar fazer as reformas de base, é deposto por um golpe militar em abril de 1964.

A ditadura de 1964 foi o período mais negro da história do Brasil. Foi quando tentaram calar a voz do povo brasileiro. Não se podia exercer direitos de cidadão nascidos em nossa pátria mãe gentil. Expressar opinião era considerado crime. Se era preso, torturado e na maioria das vezes morto. O povo fez tanta pressão e, exercendo seus deveres e sua voz, a abertura política é feita a partir da lei da Anistia em 1979. A partir dai, tivemos outra constituição, vários planos econômicos, até um presidente da República foi derrubado, pelo povo, democraticamente.


O povo brasileiro, que passou por todas essas provações, hoje em dia, esquece-se da sua história e entra em uma zona de conforto que não diz respeito a nada do que outrora foi. Se sai ás ruas para protestar, mas quando se sai, é feito vandalizações com o patrimônio público e privado, por minorias que acabam se sobressaindo em cima da maioria pacífica, que não traz em nada o espírito da luta dos anos já passados. Está na hora de o país acordar, rever sua história gloriosa e ver que o melhor modo de sair dessa zona de conforto é levantar sua voz, democraticamente, e exercer seus deveres de cidadãos, sem vandalismo. E, para terminar de um modo bem brasileiro, como diria o samba de Assis Valente “Brasil Pandeiro”, com uma leve adaptação: “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor... Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros, que nós queremos voltar em ti acreditar!”

OBS: Texto feito em março de 2013, antes da onda de protestos pacíficos que tomou conta de todo o país.