quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ajuda-me SENHOR!


“Eu mesmo, quando fui ter convosco, irmãos, não foi com o prestígio da palavra ou da
sabedoria que vim anunciar-vos o mistério de Deus. Pois resolvi nada saber entre vós a
não ser Jesus Cristo e Jesus Crucificado. Por isso estive diante de vós fraco, receoso e
todo trêmulo; a minha palavra e a minha pregação nada tinham dos discursos persuasivos
da sabedoria, mas eram uma demostração feita pelo poder do Espírito, a fim de que a
vossa fé não se fundasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1 Coríntios
2,1-5).

Muito tarde, Senhor, para calares, Tu falaste demais. Muito tarde para te renderes, combateste demais. Além disso não foste sensato, avançaste demais, e isso tinha que acontecer, tinha de acontecer. Chamaste de raça de víboras a muita gente, disseste-lhe que o seu coração era um túmulo sombrio sob belas aparências.

Beijaste os leprosos que caíam de podres e a estrangeiros vulgares dirigiste a palavra abertamente, à luz do sol. Comeste à mesa de pecadores notórios e disseste que as meretrizes, errando pelas ruas, seriam as primeiras a entrar no paraíso. Estavas bem entre os pobres, os imundos, os aleijados.

Foste um péssimo cumpridor dos regulamentos religiosos atuais, pois quiseste até interpretar a Lei e reduzi-la a um mandamento só : AMAR. E agora eles vingam-se, tramaram contra Ti, apelaram para as autoridades. E elas vão tomar providências. SERÁS CRUCIFICADO.

Bem sei, Senhor, que se eu tentar viver mais ou menos desse modo serei condenado. Tenho medo, já me apontam o dedo. Alguns sorriem, outros fazem graça, uns tantos chocam-se, e alguns dos meus amigos não tardarão a trair-me. Tenho medo de parar no meio do caminho. Tenho medo de escutar a sabedoria dos homens que murmura: "É preciso avançar devagarinho, nem tudo se há-de tomar ao pé da letra, é bem melhor acomodar-se com o inimigo". E, no entanto, Senhor, sei que TU ÉS QUEM TEM RAZÃO.

Ajuda-me a lutar!
Ajuda-me a falar!
Ajuda-me a viver o teu evangelho!
Até ao fim!
Até a loucura!
A loucura da Cruz!